Lendas

Inicialmente publicaremos algumas lendas japonesas, mas com o tempo, também disponibilizaremos para vocês lendas de outros países, inclusive do Brasil.

 

A Rasga Mortal

Image and video hosting by TinyPic    A lenda da rasga mortal. A primeira vez que ouvi falar desta lenda foi na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceara. Das várias pessoas que me contou sobre a lenda, a históri a era sempre a mesma. 

    Nas noites decéu estrelado, a rasga mortal agia sem o menor aviso prévio. Muitas pessoas já presenciaram a criatura em ação, inclusive eu. Com os olhos voltados para o céu elas viram quando a rasga mortal (um espécie de coruja branca) passava sobrevoando sob as casas e em cima da casa na qual ela “rasgava” - soltava um tipo de grito característico das corujas - as pessoas ficam temerosas, porque se houver alguém naquela casa doente, certamente iria morrer no dia seguinte, pelo menos é o que diz a lenda. Ninguém sabe ao certo a origem dessa lenda, mas só uma coisa é certa, a maldição da rasga mortal não poupa ninguém. 

 

A criatura da noite

    Para pessoas que vivem no campo, existe uma criatura perigosa e horenda que ataca durante a noite. Essa criatura possui odor forte, orelhas grandes, maiores e similares as dos porcos, consegue se transformar em outros bichos caso se deite na cama (lugar onde dormem) de outros animais, consegue saltar alto, e se saltar sobre a vítima a mesma ficará paralisada. Ela costuma assumir outra forma para facilitar o ataque as vítimas. Por isso ao sentir um odor (fedor) de porco forte, você corre perigo de ser atacado por essa criatura, pois ela consegue identificar sua força pelo faro e calor de suas pegadas. Ela só não lhe atacará, se perceber que você é mais forte que ela. Se ela for ferida por armas brancas ou de fogo ou se chamarem pelo seu nome verdadeiro ela foge porque logo acaba voltando à forma humana. Sabe-se de um garoto que foi amaldiçoado por essa maldição. Sua mãe que tinha sete filhos acabou rogando uma praga nele dizendo que ele seria um bicho mais feio do mundo. Com isso ele acabou se transformando em uma dessas criaturas, dai ele passou a se transformar involuntariamente todas as noites, onde ele corria por sete cidades todas as noites, durante sete anos, e para se livrar dessa maldição ele precisava contar às pessoas que ele atacava todos os dias o que ele tinha feito durante as noites passadas.

Por-Francineide ( Neide )

 

Umibōzu

Image and video hosting by TinyPic    Também pode ser chamado de Yamibōzu. É um ser que mora no mar e pode criar redemoinhos e provocar naufrágios. Seu corpo é totalmente preto, com uma careca em cima. Apesar de em algumas lendas ele ser retratado sem olhos ou boca, em outras ele tem olhos e bocas enormes.

   Dizem que ele pode tomar várias formas. Quanto maior o medo de uma pessoa, mais forte fica o umibōzu.

Uma lenda fala de um marinheiro que, ao se deparar com um umibōzu, o monstro lhe perguntou se sua aparência era assustadora. O marinheiro respondeu que não e prosseguiu a viagem. O umibōzu desapareceu logo depois. Isso reforça a teoria que a falta de medo tira a energia dessas criaturas.

 

Okiku - A boneca viva

Image and video hosting by TinyPic

    Kikuko tinha três aninhos de idade, quando adoeceu gravemente.Era agosto de 1932. Seu irmão visitava a cidade de Sapporo, Hokkaido quando viu uma boneca e comprou-a para Kikuko. A pequenina adorou a boneca e não mais separou-se dela, nem por um momento.Porém a doença agravou-se e em janeiro de 1933, Kikuko faleceu. no auge da dor da separação, esqueceu-se de colocar a boneca junto a menina. Após a cremação, a boneca que recebeu o nome de OKIKU, foi colocada no oratório, ao lado das cinzas da criança, onde a família fazia as orações.Com o passar do tempo começaram a perceber que o cabelo da boneca parecia crescer. Com o fim da guerra, a família voltou para a cidade, procuraram pelos seus pertences no templo, onde perceberam com espanto que os cabelos da boneca não pararam de crescer! A pedido do irmão da menina, a boneca continuou no templo.A imprensa, mostrou o fenômeno, o que chamou a atenção de pesquisadores, para que fosse dada uma explicação científica para o caso, o que não aconteceu até hoje.

O cabelo antes nos ombros, agora chega à cintura.Os lábios antes cerrados, estão entreabertos e úmidos,e seus olhos parecem olhar para as pessoas com expressões de quem tem vida.

 

 A criança da encruzilhada

Image and video hosting by TinyPic

    Todo cruzamento possui um histórico de acidentes, que na maioria das vezes podem custar a vida de alguém. Existem vários casos em que, “aparecem” pessoas que já morreram ali, e que estão de volta para pedir “ajuda” ou impedir que mais tragédias possam ocorrer. Casos como: “a garota do cruzamento” (Kousaten no onna no ko), em que uma garotinha de 4 anos que foi atropelada por um carro. Toda vez em que, o motorista for uma pessoa que não ligue por ultrapassar os semáforos em alta-velocidade, ela aparece em sua frente pedindo “socorro” (tasukete!). Isso ocasionalmente se transforma em um terrível acidente de carro. Lenda ou não, morre mais pessoas no trânsito do que qualquer outro homicídio.

A mulher da boca rasgada

Image and video hosting by TinyPic    Bem, segundo contam, uma mulher trajada em vestes vermelhas como sangue e usando uma máscara (semelhante àquelas que as pessoas usaram na época em que a Gripe Suína estava mais "em alta") aparece na rua no horário em que as crianças estão voltando da escola e, simplesmente as aborda, perguntando "Eu sou bonita?". Se a criança responde que "sim" ela tira a máscara e pergunta "Mesmo assim?", revelando sua boca deformada, rasgada de orelha a orelha. Se a criança responde "não", ela mata a criança, esfaqueando-a (ou, dependendo da região, conta-se que ela usa uma foice para rasgar a boca de sua vítima).
Na Coréia, a lenda diz que 3 moças aparecem nas portas das casas durante noites de tempestades de neve e perguntam "Qual das três é mais bonita?". Se a pessoa escolhe uma, é morta pelas outras duas. Todas as três têm bocas rasgadas.

 

Teke teke

    Teke Teke é uma lenda muito conhecida e temida do Japão. A lenda fala de uma menina que foi cortada ao meio ao cair nos trilhos de um trem. Como ela ficou durante muito tempo nos trilhos agonizando em seu sofrimento, Teke-Teke, se tornou um "espirito vingativo" que perambula pelo Japão. Este espírito é conhecido por carregar uma foice e de vir se arrastando pelo chão, batendo seus cotovelos no solo, fazendo os ruídos “teke,teke,teke”, daí deu-se o seu nome.

Conta-se no Japão que certa vez um menino estava saindo da escola a noite, quando ouviu um estranho barulho atrás dele. Quando se virou viu uma linda menina na janela, ela apoiou os braços no parapeito enquanto olhava para ele. O menino perguntou para a menina o que ela fazia naquele local, já que ali era uma escola para meninos, neste momento a menina pulou da janela e caiu no chão, o menino ficou apavorado ao ver que ela não tinha a parte inferior do corpo. Foi então que a menina começou a fazer o som teke-teke enquanto se arrastava em direção a ele, que de tão apavorado não conseguia se mexer. A menina então, com sua foice partiu o garoto ao meio, imitando sua própria desfiguração. A lenda já inspirou dois filmes, “Teke Teke” e “Teke Teke 2", em 2009.

Toire no Hanako chan - A menina do banheiro

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Hanako é nome de uma garotinha que foi brincar de pique-esconde com os amigos, e se escondeu na terceira porta do fundo do banheiro do terceiro andar. Depois disso, ela foi encontrada morta no banheiro. Após algum tempo, começou a rolar boatos de que a alma da menina estivesse ainda lá. E se tem duas coisas que NÃO se deve fazer para não chamar a atenção da Hanako é:

1) ir pro banheiro do terceiro andar

2) bater na porta três vezes e falar “Hanako você está aí?“(Hanako chan, irashaimasu ka?).

Se repetido isso três vezes, e você escutar uma voz falando “sim!” (Hai), amigo, provavelmente você verá Hanako. Ela irá te sugar para adentro do banheiro. Apesar disso ter acontecido em um só colégio, essa lenda se espalhou por todos os colégios do país, e se tornou uma das lendas urbanas mais famosas do Japão. Então, se você é um tipo de pessoa que acredita nisso, “NÃO” use os banheiros das escolas (pelo menos do Japão), ou se não, você terá uma visitinha de uma garotinha no seu banheiro. Apesar de tudo, sinto pena dela… (Obs.: isso só acontece no banheiro das meninas. A dos meninos já é uma outra história).